Navegando por águas convergentes: uma história da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF – Brasil) e da Tennessee Valley Authority (TVA – EUA) (1930-1950)

Autores

  • Jamile Silva Silveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i4.1086

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da relação entre duas grandes companhias públicas, geradoras de energia elétrica: a Tennessee Valley Authority (TVA), nos Estados Unidos, e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), no Brasil, no período de 1930 a 1970. Investigo como os discursos sobre a produção de energia e modernização justificaram os elevados investimentos estatais no setor, em todo o mundo, inspirados em um “modelo estadunidense”. Tanto a TVA quanto a CHESF implantaram estruturas urbanas no estilo company town, transformando significativamente as condições de vida dos trabalhadores, impondo formas rígidas de disciplina e controle social, e provocando processos de expropriação de famílias em áreas atingidas por suas obras. A pesquisa fundamenta-se em relatórios oficiais da TVA, depoimentos de trabalhadores e bibliografia especializada produzida nos dois países. Assim, visa compreender se a implementação desses projetos promoveu transformações socioculturais e econômicas, traduzindo convergências nas experiências dos trabalhadores submetidos a processos de modernização e progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Silva Silveira, Universidade do Estado da Bahia

Docente em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII - Paulo Afonso, desde 2011. Ministra aulas nos cursos de graduação em Arqueologia, Pedagogia e Direito. Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Doutora em História pela Universidade de Coimbra - Portugal (2025). Integra o projeto "Um Rio de Lutas: história e memória dos movimentos sociais no Sub-médio São Francisco (1968-1994)". É Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e desenvolve a pesquisa sobre a História da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

SILVEIRA, Jamile Silva. Navegando por águas convergentes: uma história da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF – Brasil) e da Tennessee Valley Authority (TVA – EUA) (1930-1950). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 4, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i4.1086. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1086. Acesso em: 27 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê