Sobre a Revista
Histórico
Editada desde 1998 pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), História Econômica & História de Empresas é reconhecida como o segundo periódico mais importante da América Latina na área de história econômica. Recentemente restruturada, a revista inaugurou uma nova etapa de sua trajetória. A partir de 2020, empreendeu-se uma série de reformas estruturantes – dos procedimentos editoriais à progressiva adoção de práticas de ciência aberta – a fim de adequá-la ao padrão das mais prestigiosas revistas internacionais e, sobretudo, às exigências dos principais indexadores científicos.
Missão, foco e escopo
História Econômica & História de Empresas tem por objetivo disseminar conhecimento científico nas áreas de história econômica, história de empresas e história do pensamento econômico. A revista publica trabalhos inéditos, de autores nacionais ou estrangeiros, que se encontrem na interseção e na fronteira da pesquisa das referidas subáreas de História e Economia. Os artigos devem apresentar pesquisas de caráter histórico que contenham novas interpretações ou releituras sobre a historiografia existente, preferencialmente baseadas em fontes primárias e/ou em pesquisa aprofundada na bibliografia sobre o determinado tema histórico.
Processo de avaliação pelos pares
Os manuscritos são, primeiramente, examinados pela equipe editorial, que analisa seu enquadramento no escopo, no padrão e nas normas de publicação da revista. Caso não satisfaça tais condições, o trabalho pode ser previamente rejeitado nesta fase. Observados tais requisitos, o artigo é encaminhado a dois pareceristas externos, cujas avaliações cegas (double blind peer review) são disponibilizadas aos autores ao final do processo. Independentemente da natureza e profundidade das recomendações dos avaliadores, solicita-se aos autores a revisão do manuscrito com base nas sugestões, correções e apontamentos tecidos nos pareceres. Uma vez contempladas as alterações, os trabalhos poderão ser aceitos para publicação após o aval dos pareceristas em segunda rodada de avaliação. Em caso de recomendações conflitantes, os editores solicitam a avaliação de um terceiro parecerista, cabendo a decisão final, contudo, aos membros da equipe editorial. No caso dos dossiês, a avaliação dos trabalhos fica a cargo dos organizadores do número especial, que deve seguir, porém, os mesmos procedimentos editoriais dos números regulares.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de acesso livre
Com vistas à democratização do acesso ao conhecimento científico, a revista História Econômica & História de Empresas não cobra nenhum tipo de taxa ou encargo financeiro referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação. A revista adere à definição de acesso aberto do DOAJ, pelo qual o detentor dos direitos autorais oferece acesso livre e imediato a todo seu conteúdo (licença Creative Commons CC BY 4.0 Internacional) e permite qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos, rastrear para indexação, passá-los como dados para um software, ou usá-los de qualquer outro propósito lícito.
Declaração de responsabilidade
A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos, resenhas e demais textos publicados por História Econômica & História de Empresas é dos autores.
Preprints
Em conformidade com as práticas de ciência aberta, História Econômica & História de Empresas aceita a submissão de preprints depositados em servidores confiáveis de forma prévia ou em paralelo à avaliação no periódico, tais como SciELO Preprints, Zenodo, Preprints.org, SocArxiv e Advance. Artigos publicados em outros servidores preprints poderão avaliados a critério da equipe editorial. A submissão em servidores preprints é uma escolha do(s) autor(es).
Código de ética e boas práticas de publicação
Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo COPE (Committee on Publication Ethics), que buscam regulamentar o código de ética de publicações científicas, a revista História Econômica & História de Empresas adota os seguintes procedimentos em sua política editorial, segundo os quais cabe aos:
- Autores: observar as Diretrizes para autores a fim de satisfazer todas as condições impostas para que a submissão do manuscrito possa ser avaliada por pares com vistas à publicação na revista. Artigos que violem o referido código de ética das publicações científicas, tais como plágio, fraude, submissões duplicadas, manuscritos já publicados, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma, dentre outros, serão sumariamente rejeitados.
- Editores: analisar o enquadramento do trabalho no escopo, no padrão, no código de ética e nas normas de publicação da revista. Caso não satisfaça tais condições, o manuscrito pode ser previamente rejeitado nesta fase. Observados tais requisitos, deve-se encaminhá-lo a pareceristas anônimos especializados no respectivo tema do artigo, cujas avaliações são disponibilizadas aos autores ao final do processo. Por fim, garantir o anonimato de autores e avaliadores, tratando todos os manuscritos submetidos como documentos confidenciais.
- Avaliadores: observar eventuais conflitos de interesse caso se reconheça a autoria do trabalho em avaliação, o qual não deverá ser compartilhado ou debatido com terceiros. Além disso, deve-se analisar o artigo à luz dos critérios contidos no questionário de avaliação, cujas respostas balizarão a decisão editorial a ser emitida pelo avaliador. Por fim, também cabe ao avaliador identificar a possibilidade de infração do referido código de ética, tais quais as condutas acima arroladas.
Resolução de conflitos de interesses e violação do código de ética
Quando da submissão do artigo, os autores reconhecem explicitamente não possuir quaisquer conflitos de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica ou financeira. Eventuais violações do código de ética devem ser enviadas ao editor-chefe, que as encaminhará à equipe editorial e, se necessário, à direção Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Caso haja necessidade, a revista se compromete a publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas.
Foto de capa: "As peneiras - colheita de Café" (Marc Ferrez, 1882. Vale do Paraíba, SP).
A ABPHE agradece a gentileza do Instituto Moreira Salles em conceder autorização para sua reprodução (Termo de Licenciamento de Imagem 437/2020).