Navegando por águas convergentes: uma história da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF – Brasil) e da Tennessee Valley Authority (TVA – EUA) (1930-1950)

Autores/as

  • Jamile Silva Silveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i4.1086

Resumen

Este artigo analisa alguns aspectos da relação entre duas grandes companhias públicas, geradoras de energia elétrica: a Tennessee Valley Authority (TVA), nos Estados Unidos, e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), no Brasil, no período de 1930 a 1970. Investigo como os discursos sobre a produção de energia e modernização justificaram os elevados investimentos estatais no setor, em todo o mundo, inspirados em um “modelo estadunidense”. Tanto a TVA quanto a CHESF implantaram estruturas urbanas no estilo company town, transformando significativamente as condições de vida dos trabalhadores, impondo formas rígidas de disciplina e controle social, e provocando processos de expropriação de famílias em áreas atingidas por suas obras. A pesquisa fundamenta-se em relatórios oficiais da TVA, depoimentos de trabalhadores e bibliografia especializada produzida nos dois países. Assim, visa compreender se a implementação desses projetos promoveu transformações socioculturais e econômicas, traduzindo convergências nas experiências dos trabalhadores submetidos a processos de modernização e progresso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamile Silva Silveira, Universidade do Estado da Bahia

Docente em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII - Paulo Afonso, desde 2011. Ministra aulas nos cursos de graduação em Arqueologia, Pedagogia e Direito. Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Doutora em História pela Universidade de Coimbra - Portugal (2025). Integra o projeto "Um Rio de Lutas: história e memória dos movimentos sociais no Sub-médio São Francisco (1968-1994)". É Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e desenvolve a pesquisa sobre a História da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

Publicado

2025-11-06

Cómo citar

SILVEIRA, Jamile Silva. Navegando por águas convergentes: uma história da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF – Brasil) e da Tennessee Valley Authority (TVA – EUA) (1930-1950). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 4, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i4.1086. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1086. Acesso em: 27 nov. 2025.

Número

Sección

Dossiê