O empresariado e a ditadura do Estado Novo: o caso da ascensão do grupo Klabin/Lafer durante os governos varguistas

Autores

  • Pedro Henrique Pedreira Campos Professor do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ.
  • Maurício Margalho Secretaria Estudual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i2.992

Resumo

O presente artigo analisa a atuação do empresariado durante os governos varguistas entre 1930 e 1945, com ênfase no período do Estado Novo. De porte das discussões e pesquisas recentes acerca da responsabilidade empresarial em violações aos direitos humanos, sobretudo dos/as trabalhadores/as, problematizamos essa questão na ditadura varguista. Tratamos do benefício econômico e elevada exploração da força de trabalho durante o Estado Novo, analisando especificamente o caso do grupo industrial Klabin/Lafer, altamente favorecido pelas políticas adotadas no período. Com base em documentos do centro de memória mantido pelo grupo empresarial, bem como outras fontes primárias produzidas naquele período histórico, verificamos a emergência econômica do grupo Klabin/Lafer e apontamos para a necessidade de se discutir a responsabilidade empresarial de grupos econômicos que foram favorecidos não só pela ditadura militar inaugurada com o golpe de 1964, mas também pelo Estado de exceção estabelecido no Brasil nas décadas de 1930 e 1940.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Pedreira Campos, Professor do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ.

Professor adjunto do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ e pesquisador com ênfase em História econômico-social, História da Política Externa Brasileira e Estado e Políticas Públicas.

Maurício Margalho, Secretaria Estudual de Educação do Rio de Janeiro

DOUTOR em História Social: Universidade Federal Fluminense, UFF - (2015); Mestre em História Social: Universidade Federal Fluminense (2008); Pós-Graduação Lato Sensu em "História do Brasil Pós-1930": Universidade Federal Fluminense (2005); Licenciatura Plena em História: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2002). Trabalhou no projeto: Brasil, Caminho da Liberdade? Sob Supervisão da Profª Drª Joana D?Arc do Valle Bahia, financiado pela Faperj e pela UERJ. Período: início de 2000 a Janeiro de 2002. Função: Levantamento, análise e interpretação de Documentos em Arquivos Públicos e Privados, fichamento de textos e elaboração de trabalhos para exposição em semanas de iniciação científica e demais eventos acadêmicos. Faz parte do: - Laboratório de Economia e História (LEHI), coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Henrique Pedreira Campos - sede na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). - Núcleo de Pesquisas Sobre Estado e Poder no Brasil (NUPEP), coordenado pela Profa. Dra. Sonia Regina de Mendonça. - GPETED - Grupo Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci, Coordenado pela Profa. Dra.Zuleide Simas da Silveira.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

PEDREIRA CAMPOS, Pedro Henrique; GONÇALVES MARGALHO, Maurício. O empresariado e a ditadura do Estado Novo: o caso da ascensão do grupo Klabin/Lafer durante os governos varguistas. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 2, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i2.992. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/992. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos