Fundamentos teóricos e metodológicos do estudo da História Econômica
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v11i2.18Abstract
Para poder trabalhar co m eficiência na área de História Econômica, convém, inicialmente, delinear a natureza, os limites e os elementos que a caracterizam e diferenciam com o campo de conhecimento específico e independente. A seguir, precisamos ter clareza das várias perspectivas teóricas que coexistem no seu estudo, seja complementarmente, cooperando entre si, seja, com frequência, opondo-se umas às outras. Em terceiro lugar, carecemos de uma introdução, mesmo que provisória, aos principais conceitos, métodos e procedimentos a que temos que recorrer na solução de seus problemas, à medida que vão surgindo.
Começando pela primeira tarefa, cabe notar de saída que a História Econômica constitui, hoje em dia, não apenas um ramo das ciências econômicas e/o u do conhecimento histórico, mas também uma disciplina relativamente autônoma quanto a seus objetos e instrumentos de trabalho. Com o tal, ela dispõe da sua própria problemática, assim com o dos métodos e das técnicas de análise que lhe são compatíveis. São estas características que lhe permitem formular noções peculiares, tanto em termos formais com o no que se refere a seu conteúdo (CIPOLLA, 1988:13-28).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.