GIRBAL-BLACHA, Noemi. Mitos, Paradojas y Realidades en la Argentina Peronista (1946-1955): una interpretación histórica de sus decisiones políticoeconómicas. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2003
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v8i2.191Resumo
O propósito geral da Autora é o de refletir sobre as características, as mudanças e as continuidades observáveis na economia argentina durante os nove anos do primeiro governo peronista, procurando confrontar os discursos oficiais com as conseqüências objetivas de sua política econômico-financeira . Através deste procedimento, ela nos desvenda, com o seria de se esperar, um panorama complexo e heterogêneo, além de contraditório, muito diverso das histórias oficiais favoráveis ou contrárias a Perón. Centrando sua análise no crédito concedido às empresas — sua distribuição, suas condições e seu uso — o livro nos mostra como a referida política foi-se constituindo e se transformando através do tempo, e como acabou tendo que se ajustar, na década de 1950, a uma correlação de forças externa se internas crescentemente desfavorável à manutenção do peronismo originário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.