Os negócios da província: economia pernambucana na segunda metade do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i4.1091

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a economia da província de Pernambuco na segunda metade do século XIX, com enfoque nas exportações, nas importações e nas dinâmicas do mercado interno. A análise fundamenta-se na produção historiográfica sobre o tema e em relatórios ministeriais, por meio dos quais foram examinadas as transformações das atividades açucareira e algodoeira, o papel desempenhado pela praça comercial do Recife e a relevância da navegação a vapor na articulação econômica regional. Nesse contexto, foi destacada a importância estratégica de Pernambuco na redistribuição de mercadorias e no abastecimento interprovincial, mesmo diante do deslocamento do eixo econômico nacional para o Centro-Sul. A pesquisa contribui, assim, para a compreensão das estruturas comerciais e financeiras da província, bem como para o entendimento de suas implicações na formação do mercado nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Iglezias Motta Dourado, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, no setor temático de História Contemporânea I, Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (2009). Tem interesse na área de História do Brasil, principalmente nos seguintes temas: Brasil Império; Economia e Escravidão; Espaços Econômicos; História das Relações Econômicas Internacionais; História de Empresas, Agências, Agentes e Instituições.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

DOURADO, Bruna Iglezias Motta. Os negócios da província: economia pernambucana na segunda metade do século XIX. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 4, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i4.1091. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1091. Acesso em: 27 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê