Succession: the establishment of Melnotte and Dufossée as legitimate shoemaking references in Paris and London in the 19th century (1800-1870)
Sucessão: a consolidação de Melnotte e Dufossée como referências legítimas da produção calçadista em Paris e Londres durante o século XIX (1800-1870)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v28i3.1040Resumo
Este estudo descreve as atividades pioneiras dos sapateiros franceses Melnotte e Dufossée em direção à expansão de suas empresas e o papel da “sucessão” para rotular um sapateiro como legítimo e bem-sucedido. Ele se baseia na análise de sapatos de ambas as empresas, anúncios de jornais e outras fontes primárias para indicar as estratégias das empresas e seu desenvolvimento durante o século XIX. Uma pequena lista de clientes das empresas é usada como fonte complementar para indicar a força econômica desses negócios e sua produção típica. A conclusão é que diferentes clientes, uma lista de prêmios ganhos ao longo das décadas, a escolha dos endereços e o networking podem aumentar a reputação de uma marca como a da Dufossée, mas as empresas também podem enfrentar conflitos de interesse e sofrer com brigas entre associados. Esses elementos tiveram um impacto na trajetória futura do negócio e contribuíram para o fato de que essas referências são em grande parte desconhecidas hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cecília Elisabeth Barbosa Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.