GRANDI, Guilherme. Café e expansão ferroviária: a Companhia E. F. Rio Claro (1880-1903). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v10i2.84Resumen
Nesse sentido é que merece ser saudada a publicação do trabalho do jovem pesquisador Guilherme Grandi, que se reveste de um duplo significado: além de contribuir para avivar, em geral, o interesse pela história ferroviária, o autor escolheu, como tema de seu estudo, um aspecto especialmente relevante dessa história. De fato, a história da Estrada de Ferro Ri o Claro é tão breve quanto interessante. No curso de uma década de existência independente, condensou alguns dos mais notáveis aspectos relacionados à experiência ferroviária no Brasil, a saber: os planos de expansão para os "sertões interiores" do Brasil, no período imediatamente posterior à Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai; as oportunidades, os dilemas e os conflitos colocados pela rápida expansão cafeeira em direção ao interior da província/estado de São Paulo; a presença dos capitais estrangeiros no setor ferroviário brasileiro; e, enfim, os desafios opostos às empresas pela confusa e difícil conjuntura econômica do início do regime republicano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.