FRIDMAN, Fania. Paisagem estrangeira. Memórias de um bairro judeu no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v10i2.85Abstract
A professora Fania, do IPPUR, da UFRJ, publicou um compacto e extenuante ensaio sobre um bairro judeu que se estruturou nas primeiras décadas do Brasil republicano e que foi, em grande parte, demolido pela abertura da atual Avenida Presidente Vargas. Com rigor acadêmico e pesquisa paciente e cuidadosa, Fania situou o bairro na Praça Onze e desvelou a dinâmica daquele lugar. A partir da conceituação de cidade, comunidade, bairro, colônia e "micro-território", reconstituiu sua dinâmica desde os primórdios coloniais do Século XVII até a drástica remodelação da cidade, nos anos 30. Fez referência às primeiras levas de migrantes judeus para o Ri o de Janeiro, num espaço que alguém já denominou Turquia Pequena. Talvez seja essa conurbação - no espaço entre as atuais ruas Bueno Aires, da Alfândega e Senhor dos Passos - de sírio-libaneses e judeus sefaradins, ambos com passaportes do império otomano, que tenha dado origem, a partir do caixeiro-viajante, à expressão genérica e amistosa de "turco", em todo o interior brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.