Companhia de navegação Lloyd brasileiro: uma trajetória de déficit financeiro e desenvolvimento econômico
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v12i2.776Abstract
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, destacando a política de financiamento dos défi cits, em paralelo ao avanço produtivo da companhia. O artigo
está dividido em seis tópicos. Na Introdução, será apresentada uma breve descrição das condições materiais e políticas que levaram à criação do Lloyd Brasileiro, em 1890. Em seguida, abordaremos a fundação e o período da gestão privada sob a tutela do Estado, 1890-1913. O terceiro item envolve o período em que a companhia foi lentamente seguindo para uma centralização das ações, quando, finalmente SE transformou em patrimônio nacional, 1913-1937. O quarto discute o Lloyd Brasileiro como patrimônio nacional, no momento da industrialização pesada, 1937-1966. O quinto discute o período mais recente, quando a companhia foi reestruturada, transformada em sociedade anônima, até o início do processo de privatização, 1966-1989. E, por fim, os últimos momentos do Lloyd Brasileiro serão discutidos no sexto item, quando a companhia foi, aos poucos, sendo desmontada e privatizada. Nas considerações finais, apresentaremos um resumo dos motivos geradores dos déficits financeiros e da atuação do Lloyd Brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.