Entre a lavoura e a indústria: tensões e polêmica em torno da indústria de sacaria para o café
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v1i1.41Abstract
Pode-se afirmar que a lavoura praticamente dependia dos fornecedores nacionais para o atendimento de suas necessidades de ensaca-mento, e que, por sua vez, a indústria de sacaria paulista se estruturou em função do café. Todavia, o fato de serem atividades complementares não significou uma anulação dos interesses específicos de ambas. Os enfrentamentos entre esses setores devem ser tratados como uma disputa sobre a forma que deveria tomar a industrialização, chegando a ganhar contornos de hostilidade nos momentos de maiores dificuldades, principalmente na ocorrência dos debates sobre reformas tarifárias.
Na medida que a atenção deste artigo se dirige à análise do debate em torno do ramo têxtil da juta, nossos esforços concentraram-se na sondagem de uma documentação a qual fosse possível recuperar a polêmica, tanto parlamentar como na imprensa. Nossa preocupação foi a de caracterizar como o setor da juta se articulou e organizou de forma eficaz para lutar por seus interesses.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.