Café, imigrantes e empresas no nordeste de São Paulo (Ribeirão Preto, 1880-1930)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v17i2.239Keywords:
Café, Imigração, Industrialização, Ribeirão PretoAbstract
O trabalho examina as relações entre a expansão cafeeira e o processo de industrialização na região de Ribeirão Preto, São Paulo, entre 1890 e 1930. O cultivo do café foi introduzido na região na década de 1870 e em 1920 o município era o segundo maior produtor do grão no estado e o sexto maior do Brasil. O fim da escravidão e o problema de suprimento de mão-de-obra que sustentasse a contínua expansão cafeeira estimularam a entrada massiva de imigrantes europeus no período. A incorporação dessa massa de trabalhadores livres assalariados modificou o cenário urbano, impulsionou a economia monetária, dinamizou os setores do comércio e serviços, contribuindo para o aumento da demanda por produtos que até então não eram produzidos ou eram escassos na região. O texto está dividido em três seções. A primeira analisa a contribuição da expansão cafeeira, da rede ferroviária e da imigração para o crescimento da população e das atividades urbanas em Ribeirão Preto. A segunda seção examina a evolução das atividades industriais no município no período. A terceira seção analisa os principais ramos industriais e a atuação dos empresários locais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-03-17
How to Cite
LANZA, André Luiz; LAMOUNIER, Maria Lúcia. Café, imigrantes e empresas no nordeste de São Paulo (Ribeirão Preto, 1880-1930). Economic History & Business History, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.29182/hehe.v17i2.239. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/239. Acesso em: 27 nov. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.