O Instituto do Açúcar e do Álcool e a Indústria do Álcool-motor no primeiro governo Vargas (1930-1945)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v15i1.223Abstract
O trabalho tem como objetivo analisar a indústria do álcool-motor no primeiro governo Vargas, 1930-1945. A década de 1920 trouxe um agravante para a produção açucareira brasileira: a crescente e moderna produção açucareira de São Paulo. Com problemas na exportação do açúcar no mercado internacional desde o final do século XIX, a produção brasileira, até então hegemonizada por Pernambuco e Rio de Janeiro (Campos dos Goitacases), ficou limitada ao consumo interno e com a crescente produção paulista, acentuou-se a competição pelo mercado, com queda nos lucros e um maior endividamento. A crise de 1929 e a depressão mundial seguinte pioraram a situação do mercado externo e interno. Em face de tal situação, o Estado brasileiro que se instalou com o Golpe de 1930, passou a intervir em vários setores da economia. No caso específico do açúcar, com o intuito de resolver não só questão de mercado, como também na política dos grupos envolvidos (usineiros, plantadores de cana e outros), foi criada a autarquia Instituto do Açúcar e do Álcool (I.A.A.) que gradativamente, e mesmo com resistências principalmente dos usineiros, passou a intervir no setor açucareiro. Uma das soluções foi a criação da indústria álcool-motora, que produziu uma mistura carburante resultado da mistura do álcool (anidro e/ou hidratado) mais a gasolina. O álcool-motor teve uma produção crescente no período, até que eclodiu a 2ª Guerra Mundial. Em virtude dos problemas ligados ao conflito, da tecnologia e da resistência do próprio setor açucareiro, principalmente da indústria açucareira paulista, o combustível teve sua produção diminuída e, com a queda de Vargas em 1945, praticamente deixou de ser produzido, retornando somente no 2º Governo Vargas e, principalmente, com o Pró-Álcool no governo militar da década de 1970. Porém esta é outra história.
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