Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v6i1.204Abstract
Os quatro primeiros artigos deste décimo número de nossa Revista trazem à baila alguns importantes elementos constitutivos das raízes históricas da economia e da sociedade do Brasil contemporâneo. O papel do Estado no desenvolvimento econômico do País é discutido em perspectiva comparada no texto de abertura. A valorização do apoio à indústria nacional por um de seus primeiros e mais articulados defensores é apresentada no segundo. Já o terceiro trata da urbanização acelerada e da intensa modernização da infra-estrutura física e dos modos de vida de uma das nossas principais metrópoles, a antiga Capital Federal, na época do início da eletrificação de seus sistemas de iluminação, transportes, telecomunicações e produção industrial. Tudo isto sem esquecer o exame, no quarto artigo, das origens do consumo de massa de uma das principais marcas da cerveja nossa de cada dia...
Por sua vez, os dois artigos restantes inserem-se na tradição já firmada de valorização de nossa perspectiva internacional, inclusive prestigiando a colaboração de autores de outros países. Um deles estuda a atuação da empresa de aviação espanhola Iberia no transporte intercontinental de passageiros da América Latina durante as décadas de 1960 e 1970. Enquanto que o outro volta-se para a mais remota Antigüidade, analisando as concepções econômicas vigentes no Egito dos faraós, e comprovando que a historiografia econômica é aplicável à trajetória de todas as civilizações em qualquer latitude.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 História Econômica & História de Empresas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright over their work, granting the journal only the right to its first publication. In addition, they are authorized to enter into separate additional contracts for the version of the work published in this journal, provided that the initial publication in this journal is acknowledged.