Sistema-mundo e meio ambiente: um debate a partir da expansão cafeeira em Rio Claro-SP (1870-1900)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i3.1050

Resumo

A transição do modo de produção feudal ao modo de produção capitalista foi caracterizada, dentre outras coisas, pela colonização e subjugação de colônias por suas respectivas metrópoles. Resultado disso foi a própria divisão internacional do trabalho, que separou em dois grandes grupos os países inseridos no comércio internacional: países dependentes/periféricos e países centrais. Nessa divisão, como produto desse processo histórico, o Brasil se torna um país dependente, produzindo e exportando gêneros agropecuários, inclusive o café, para o centro capitalista. Neste sentido, surgem questões importantes a serem analisadas: como essa produção se deu no território brasileiro, e mais especificamente, os impactos da forma de expansão da produção agrícola no país. Além disso, cabe discutir das relações centro-periferia nesse processo. Para tanto, o primeiro passo é entender de que forma a posição do Brasil como uma economia “voltada para fora” condicionou a maneira através da qual a cultura cafeeira se expandiu. Em especial, é preciso se debruçar sobre como a expansão extensiva do café, condicionada pela dependência, foi responsável por danos ambientais no país, sobretudo pelo desmatamento. Isso será feito através de pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica acerca do desenvolvimento histórico do capitalismo, sobre o conceito de capitalismo dependente, articulados com o exame da expansão agrícola cafeeira de Rio Claro a partir do levantamento e compilação de dados entre os anos de 1870 a 1900.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herick Vazquez Soares, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em História econômica pela FFLCH (USP). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas.

Lucca de Rossi, Universidade de São Paulo

Economista formado pela FEA(USP)

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

SOARES, Herick Vazquez; DE ROSSI, Lucca. Sistema-mundo e meio ambiente: um debate a partir da expansão cafeeira em Rio Claro-SP (1870-1900). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 3, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i3.1050. Disponível em: https://mail.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1050. Acesso em: 7 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos