Liderança empresarial e industrialização têxtil no Maranhão, 1870-1940
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v28i2.1024Resumo
Este estudo investiga o papel dos líderes empresariais da Associação Comercial do Maranhão (ACM) na promoção da industrialização entre o final do século XIX e meados do século XX. Em um contexto histórico dominado pela economia agrária, especialmente a monocultura do algodão, o Maranhão enfrentava desafios econômicos significativos que a industrialização visava mitigar. O objetivo principal é analisar os perfis dos diretores da ACM e suas estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A metodologia utilizada inclui análise prosopográfica baseada em fontes primárias como documentos da ACM, atas de reuniões, relatórios econômicos coetâneos e obras relevantes sobre o tema. Os resultados destacam especificidades de composição e formação de lideranças no grupo, bem como algumas características da interação desses líderes com o governo e outras instituições no delineamento dessas estratégias. Este estudo busca, assim, contribuir para a historiografia econômica ao preencher lacunas sobre o papel específico dos líderes empresariais nas transformações econômicas do Maranhão.
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Copyright (c) 2025 Luiz Eduardo Simões de Souza, Diogo Guagliardo Neves

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